domingo, 11 de setembro de 2011

Já li... Um dia, de David Nicholls

!
Como é possível haver um livro tão bom?! :)
Sinceramente, eu adorei, provavelmente foi a melhor leitura de todo o Verão - e li 18 livros.

A amizade entre o Dexter e a Emma é espectacular, e o modo como se apoiam a 100% também é louvável. As discussões são incrivelmete divertidas. Ela é séria, enquanto ele leva tudo para a brincadeira, em parte, porque está podre de bêbado, mas enfim.

O livro relata o evoluir da relação deles ao longo de vinte anos, sempre no dia 15 de Julho. Emma é a típica rapariga que assim que sai da escola, da sua zona de conforto, fica sem saber bem o que fazer. Começa por trabalhar em restaurantes e depois de alguns anos torna-se professora. Mas o seu sonho continuava por realizar. Por fim, ganhou coragem e editou os seus livros, que tiveram sucesso imediato.

Com Dexter passou-se exactamente o contrário. Em vez de subir na vida, entrou em declínio. Começou por ser apresentador de televisão e as festas eram frequentes. Quando se tornou alcoólico, a aparecer embriagado no em grande!, foi despedido. Precisando de ganhar dinheiro, começou a trabalhar em cafés, restaurantes, etc.

A relação entre os dois fortalece-se ainda mais depois do divórcio de Dexter e do sucesso inegável de Emma. Anos depois, eles acabam por casar-se e viver felizes durante um ano, com o negócio dos livros de Emma e do café que Dexter criou.

Ao fim desse ano, Emma morre num acidente de viação.

Depois disso, o livro vai intercalando a vida de Dexter após a morte da melhor amiga , com o primeiro dia em que se conheceram.

Então, eu acho que e isso que há a dizer. O fim do livro é o início da relaçao dos dois, o que é bem engraçado!

Classificação: *****

Carolina

Sem comentários:

Enviar um comentário